MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2025 ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS Quando aplicamos um teste, devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados forneçam informações confiáveis. Nesse contexto, responda às questões a seguir: 1. Para a condução das medidas antropométricas, é importante que o avaliado esteja apropriadamente vestido. Segundo o material da disciplina, quais são as recomendações de vestimenta para uma avaliação? 2. Segundo o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da massa corporal? 3. Conforme o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da estatura? 4. Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de realizar a medida da circunferência da cintura? 5. A Figura 1, logo a seguir, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas. Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas Fonte: o autor. Considerando essa figura, conforme a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea: Identificação da localização Nome da dobra cutânea 1 2 3 4 5 6 7 6. Conforme o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. Segundo o material, quais são essas normas? 7. Ainda sobre importância de seguir as orientações dos protocolos, é constatado que as informações coletadas em uma avaliação estão suscetíveis a incoerências decorrentes de erros conhecidos como “Erro de Medida”. Nesse sentido, quais são as quatro subdivisões do erro de medida apresentadas no material da disciplina? Explique e exemplifique cada uma delas. ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Letícia. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro didático. Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas: 1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Letícia. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980). 2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Letícia. Utilize a fórmula de Siri (1961). 3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Letícia. ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você fará algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Letícia. Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas. 1) Resultado e diagnóstico do IMC da Letícia. 2) Considere a medida da circunferência de cintura da Letícia. Conforme as informações do livro didático, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê? 3) Considere o percentual de gordura corporal da Letícia. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro didático, como está classificado o percentual de gordura dela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.