CASO FICTÍCIO: Projeto “Acolhe Manaus” Considere que você foi contratado pela Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Ana Correia, como Gerente do Projeto “Acolhe Manaus”, sendo responsável pelo planejamento e monitoramento da implantação do programa “Acolhe”, promovido pelo Instituto Avon, na cidade de Manaus (AM). O programa visa proporcionar acolhimento para mulheres em situação de violência, oferecendo hospedagem temporária e suporte social, psicológico e jurídico para garantir sua segurança e autonomia Para o planejamento do projeto, foram realizadas múltiplas reuniões com o Governo do Amazonas, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), em parceria com o Instituto Avon, o Grupo Accor e o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (INDES). O orçamento disponibilizado para o projeto foi de R$ 650.000,00, a fim de arcar com custos de comunicação, marketing, treinamentos e contratos. Além disso, para definição de etapas e prazos de execução foram realizadas entrevistas com os especialistas envolvidos na concepção e implantação do projeto, sendo definidos os seguintes pacotes de entrega e entregáveis: 1) HOSPEDAGEM EMERGENCIAL: contratos firmados com hotéis parceiros da rede Accor; definição de critérios de acolhimento; estabelecimento de um fluxo de atendimento; vistoria estrutural nos hotéis parceiros para disponibilização de acomodações seguras e adequadas. 2) ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL E JURÍDICO: formação de equipe multidisciplinar especializada para atendimento; contratos de parceria com Advogados para atendimento jurídico; contratos de parceria com Psicólogos para atendimento psicológico; criação de protocolo de atendimento personalizado; disponibilização de canais de suporte 24 horas via telefone e chat. 3) REDE DE APOIO E ASSISTÊNCIA: mapeamento e articulação com redes de apoio locais; estabelecimento de convênios com ONGs e serviços de assistência social; desenvolvimento de treinamentos para parceiros e agentes públicos. 4) EXPANSÃO DO ALCANCE DO PROGRAMA: definição de municípios prioritários que já possuem o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic); elaboração de plano de expansão e replicação do modelo; realização de eventos de divulgação e capacitação. 5) MONITORAMENTO E MELHORIA CONTÍNUA: implementação de um sistema de acompanhamento de casos; desenvolvimento de indicadores de impacto; estabelecimento de relatórios periódicos; criação de um comitê periódico para revisão e aprimoramento contínuo das práticas do programa. Foi tomado como premissa que a parceria entre os entes públicos e privados será mantida ao longo do projeto. Além disso, o programa contará com equipe multidisciplinar especializada para atendimento das mulheres acolhidas. Por fim, ficou acordado entre todos os parceiros que haverá uma divulgação ampla para garantir que o público-alvo tenha conhecimento do serviço. Com relação a restrições, há uma limitação de vagas conforme disponibilidade dos hotéis parceiros que deve ser considerada, além de existir um limite na duração do acolhimento restrito a 15 dias. Por fim, deve ocorrer um atendimento prioritário para mulheres que possuem medidas protetivas preexistentes registradas. Foi apontado pela Accor como risco a ocasional (pouco provável) falta de vagas nos hotéis caso a rede de parceiros não seja ampla o suficiente, o que impactaria negativamente na capacidade de atendimento do programa e seus resultados (médio impacto). Além disso, existem chances (probabilidade média) de parceiros realizarem a descontinuidade da parceria ao longo do projeto, sendo necessário estabelecer um plano de substituição que traria retrabalho para o projeto (baixo impacto). Sobre a adesão das mulheres ao programa, o Instituto AVON sinalizou que há grandes chances (alta probabilidade) de obtenção de resultados abaixo das metas estabelecidas para o projeto (alto impacto), caso ocorra insuficiência de comunicação e falta de clareza nas informações. A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão: – Atingir 90% de mulheres que iniciam o atendimento e completam o período de acolhimento, recebendo o suporte adequado. – No mínimo 70% das mulheres acolhidas devem continuar com atendimento de suporte psicológico por pelo menos 1 mês. – Expansão de parcerias com pelo menos cinco municípios até o final do projeto. Considerando todas as informações detalhadas para definição do Escopo, o Projeto “Acolhe Manaus” teve como data de início 11 de julho de 2022. A etapa de Iniciação teve duração de 1 semana, para definição das diretrizes e metas. O planejamento, para estruturação da equipe multidisciplinar e dos processos, foi realizado entre os dias 18 e 29 de julho. Em seguida, em 1 de agosto se iniciou a etapa de Execução, em que foram realizadas buscas de parcerias e conclusão de contratos, bem como definição do plano de comunicação e divulgação do programa, que durou 4 semanas. Após o cumprimento de todas as etapas anteriores e preparação, a semana de lançamento do programa de acolhimento aconteceu entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022 para, posteriormente, ser realizado um acompanhamento de resultados de 2 meses (8 semanas), de 5 de setembro a 28 de outubro. Por fim, após uma última semana de consolidação das entregas, resultados e lições aprendidas, foi formalizada em 4 de novembro de 2022 a finalização do Projeto após 17 semanas de execução, em uma reunião de apresentação dos resultados atingidos. SEGUNDA ETAPA – Realizar e enviar a atividade Com base no CASO FICTÍCIO Projeto “Acolhe Manaus” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede: 1) Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP). 2) Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com três níveis para as entregas que serão realizadas no projeto. 3) Monte um cronograma básico para o projeto no formato de Gráfico de Gantt, considerando as etapas e os prazos descritos no projeto, dentro do detalhamento fornecido. 4) Preencha a Matriz de Risco com os itens indicados na TAP, selecionando qual a sua probabilidade de ocorrer (baixa, média, alta) e o tamanho do impacto negativo que pode gerar para o projeto (baixo, médio, alto). Para cada risco, apresente uma ação de mitigação para ele. 5) Considere um cenário em que o orçamento do plano de comunicação tenha excedido o valor previsto, comprometendo o orçamento total do projeto, de forma que não restarão recursos suficientes para conclusão dos contratos previstos para o projeto. Com esse problema de verba, apresente no mínimo duas ações que você, Gerente do Projeto, recomendaria para balancear o escopo, tempo e custos para prosseguir com a execução do plano de comunicação sem comprometer o orçamento total do projeto.
2) Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com três níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.

Por Colaborar Educacional

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