QUESTÃO 9

A Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa, surgiu como resposta à limitação do ensino de Artes que predominava nas décadas anteriores, quando se valorizava apenas o “fazer por fazer”. Sua proposta buscava instrumentalizar o aluno para compreender a arte em seu contexto histórico, cultural e crítico, articulando prática, análise e teoria. Assim, o ensino de Artes passou a incorporar momentos de reflexão, valorizando tanto a criação quanto a fruição e a discussão.

Fonte: RAACH, A. B. P. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A Abordagem Triangular surgiu como crítica às escolinhas de arte, que reduziam a prática artística ao simples fazer.

II. A Abordagem Triangular buscava instrumentalizar o aluno para o tempo presente, unindo prática artística e análise crítica.

III. O foco da Abordagem Triangular é exclusivamente a produção artística individual, sem necessidade de reflexão teórica.

IV. A Abordagem Triangular desconsidera a história da arte, privilegiando a prática e a fruição.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.