Fonte: MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
A partir dos estudos sobre gêneros textuais, considere a seguinte situação hipotética:
Uma professora está ensinando sobre gêneros textuais em uma turma do ensino médio. Ela traz exemplos de cartas, e-mails e relatórios, e pede aos alunos que identifiquem os recursos lexicais e gramaticais de cada um, considerando seus contextos de uso.
Sobre a prática dessa professora, analise as afirmativas a seguir:
I. Ajuda os alunos a compreenderem a função social dos diferentes gêneros textuais e desenvolve sua capacidade de adaptar a linguagem ao contexto comunicativo.
II. É inadequada, pois não segue estritamente a norma padrão, ou seja, não leva em consideração a importância da gramática normativa.
III. Promove o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, permitindo que eles reconheçam e utilizem os recursos linguísticos apropriados para cada gênero textual.
IV. Pode ser complementada com a análise crítica dos contextos de produção e recepção dos textos, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre as condições de produção de sentido.
É correto o que se afirma em:

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