QUESTÃO 2
A análise teológica nos textos proféticos segue a perspectiva crítica. Um dos caminhos para compreensão da análise teológica e crítica nos profetas é o percurso temático. Para essa compreensão, leia o seguinte texto de Amós: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.” (Amós 5:21-24).BÍBLIA. Português. Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O quadrado semiótico do texto de Amós 5:21-24 pode ser representado da seguinte forma:

Prática Justa (eufórico)          Culto Exterior (disfórico)

Justiça (eufórico)                    Injustiça (disfórico)

Este quadrado semiótico revela o percurso temático do texto, onde a justiça e a prática justa  são valorizadas em oposição ao culto exterior vazio e à injustiça.

PORQUE

II. Para Zabatiero, após a elaboração do quadrado semiótico é possível identificar as relações do percurso temático. Estas podem ser realizadas por colunas entre termos eufóricos e disfóricos revelando as oposições semânticas. No texto de Amós, os termos disfóricos (festas, assembleias, holocaustos, ofertas, cânticos) se opõem aos termos eufóricos (juízo e justiça).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.