Questão 10
A anamnese em homeopatia difere da entrevista clínica convencional por priorizar a individualização do caso, a escuta ativa e a não indução de respostas. Autores clássicos, como Eizayaga, orientam que o ambiente seja acolhedor e que o entrevistador evite perguntas diretivas, utilizando perguntas abertas para captar modalidades, sensações e o modo reacional do paciente.

EIZAYAGA, F. M. Tratado de medicina homeopática. Buenos Aires: Ediciones Marecel, 1978.

No que se refere no interrogatório homeopático, assinale a alternativa correta quanto à condução da entrevista homeopática:

Alternativas
Alternativa 1:

O ambiente pode ser movimentado e com ruídos, desde que o tempo da consulta seja reduzido.

Alternativa 2:

Os dados pessoais do paciente devem ser coletados apenas ao final, para não influenciar a narrativa dos sintomas.

Alternativa 3:

Devem-se evitar perguntas diretas e preferir perguntas abertas, como “você tem medo de quê”?, para não induzir respostas.

Alternativa 4:

Para ganhar objetividade, recomenda-se formular perguntas diretas como “você tem medo de morrer”?, pois evitam dispersões.

Alternativa 5:

O foco principal do interrogatório é concluir um diagnóstico nosológico, deixando a análise das modalidades para outra consulta.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.