“A aprendizagem é um processo inerente ao ser humano, o conhecimento é construído por meio dos movimentos do ensino e da aprendizagem, por isso falamos de processo de ensino-aprendizagem (BLOISE, 2025, p. 59)”.
Fonte: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamento no ambiente escolar. – Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
A partir dessa afirmação, compreende-se que, mesmo pessoas com deficiências, podem aprender, pois a aprendizagem é um processo social e mediado. Ela não depende exclusivamente da base orgânica de um indivíduo, mas também das interações e mediações que possibilitam percorrer caminhos alternativos de desenvolvimento e de aprendizagem quando as vias principais apresentam barreiras. Portanto, diante de dificuldades de aprendizagem, é fundamental analisar a dinâmica entre ensino e aprendizagem, evitando atribuir exclusivamente ao aluno a responsabilidade por não aprender.
Considerando que a aprendizagem é um processo social e mediado, construído nas interações e não restrito somente à base orgânica do indivíduo, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que expressa a postura mais adequada do educador diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos com TEA.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.