A autonomia do campo das Artes se dá por intermédio de uma separação hierárquica na qual o surgimento da figura do artista se sobrepõe à figura do artesão. É da necessidade de delimitar os objetos de arte e separar artesãos de artistas que surge um complexo sistema de legitimação da arte. Nas palavras de Bulhões (1991), a

“[…] mudança processou-se através da constituição do que se pode denominar ‘sistema das artes’, na medida em que, para a legitimação da produção de determinados ‘artistas’ e definição das diferenças entre ‘arte’ e ‘artesanato’, estabeleceu-se um circuito de relações que envolvia artistas, mecenas e filósofos humanistas. A categoria ‘arte’ surgiu, assim, definida por um conjunto de relações, defendendo valores dos setores sociais com os quais se identificava naquele momento: nobreza e burguesia” (Bulhões, 1991, p. 29-30).

 

Fonte: BULHÕES, Ana Amélia. Considerações sobre o sistema das Artes Plásticas. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 26-34. 1991. DOI: 10.22456/2179-8001.27406. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27406. Acesso em: 27 mar. 2025.

 

O sistema de artes é, portanto, um mecanismo de validação e legitimação de obras e artistas, que se vale de historiadores, museus, críticos, galerias, colecionadores e outras instituições que colaboram para conferir valor simbólico aos objetos artísticos. Mas a arte contemporânea, por vezes, extrapola, excede e transborda a ordem estabelecida, questionando o conceito de arte e o espaço sacralizado do museu. A produção artística marginalizada e não contemplada pela legitimação do sistema das artes, tensiona e questiona a própria estrutura do sistema.

Compreender as relações de poder que envolvem a elaboração do Sistema de Arte colabora para pensar as manifestações artísticas de maneira mais ampla e menos dominada por valores estéticos hegemônicos. O/a professor/a deve ser capaz de compreender as relações sociais que compreendem o processo de inclusão e exclusão de manifestações estéticas dentro e fora do sistema de Artes Plásticas. Perceber como as manifestações artísticas se situam diante das formas de validação artística colabora para uma visão contextualizada das relações de poder que atravessam a história da arte.

 

Para se aprofundar mais nas discussões teóricas em torno do conceito de Sistema de Artes Plásticas, você pode acessar o texto completo de Ana Amélia Bulhões no seguinte link: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27406/15928

 

Considerando as discussões sobre a artificialidade do conceito de Arte e seu surgimento em forma de um Sistema de Artes Plásticas, nesta atividade Mapa você vai fazer uma pesquisa de três obras artísticas que estabelecem distintas relações com o conceito de Arte. Você deve pesquisar uma obra para cada uma das três categorias abaixo:

 

1 – Uma Obra artística que situa-se historicamente em um período anterior ao surgimento do conceito de Arte

2 – Uma obra artística que insere-se no conceito de Arte e no Sistema de Artes Plásticas recebendo validação de instituições diversas como obra de Arte.

3 – Uma obra artística que rompe, questiona ou busca transgredir o Sistema de Artes Plástica e o conceito de Arte.

 

Para esta pesquisa você deve apresentar:

 

– Uma imagem de cada uma das 3 obras

 

– Ficha técnica de cada obra contendo: Título da obra; Nome do artista (quando houver); Ano de produção; Técnica

 

– Breve texto para cada uma das três obras apresentadas com tamanho de um a três parágrafos contendo a contextualização histórica, social e cultural da obra pesquisada e como a mesma relaciona-se com o conceito de Arte argumentando porquê a mesma foi escolhida para cada categoria. Neste pequeno texto, você pode trazer informações sobre o período histórico do qual pertence e se ela faz parte de um movimento ou período artístico discorrendo brevemente sobre as características do período.

 

Bom trabalho!

 

Instruções para a entrega do arquivo final

– Salvar o arquivo de PowerPoint em formato PDF. (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).

– Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPA.

– Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”

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Por Colaborar Educacional

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