Questão 4
A avaliação da aprendizagem no Brasil passou por transformações significativas com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A LDB nº 9.394/1996 redefine a expressão “avaliação da aprendizagem” e oferece orientações que priorizam a continuidade e a cumulatividade do processo avaliativo.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.​

Considerando essas mudanças, assinale a alternativa correta que melhor representa os desafios atuais da avaliação educacional, conforme planejado no texto​​:
Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação deve ser baseada exclusivamente em resultados quantitativos, como notas de exames finais, para garantir a objetividade.

Alternativa 2:

A resistência à implementação das novas diretrizes está relacionada a fatores psicológicos, históricos e sociais que ainda persistem na prática educativa.

Alternativa 3:

A avaliação da aprendizagem é realizada apenas no final de cada período letivo, com foco na aferição do conhecimento acumulado.

Alternativa 4:

As novas diretrizes de avaliação foram completamente assimiladas pela prática educacional, tornando-se uma realidade em todas as escolas.

Alternativa 5:

A prioridade dos aspectos qualitativos na avaliação da aprendizagem é uma proposta recente que não tem impacto nas práticas escolares atuais.

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