QUESTÃO 9
A avaliação é um instrumento essencial no processo educacional, pois verifica a aprendizagem do aluno e orienta o trabalho do professor. Ela está relacionada à gestão da aprendizagem, ajudando a organizar, regular e reestruturar o ensino. Na área da música, a avaliação desempenha diversas funções, como acompanhar o progresso do aluno, guiar sua carreira, motivá-lo, melhorar o ensino, manter padrões da instituição e coletar dados para pesquisas.

 

Fonte: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Organizador: Deiferson Newton Demarchi. Florianópolis: Arqué, 2025.

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A função diagnóstica é marcada por ser um processo contínuo, permanente e acumulativo, que se baseia nos conhecimentos artísticos desenvolvidos ao longo da vida do aluno e manifestados na escola como conteúdo artístico. Seu objetivo é verificar se os conteúdos foram assimilados, considerando a sistematização e a mediação realizadas pelo professor na dinâmica do ensino-aprendizagem.

PORQUE

II. Na função diretiva, a avaliação fundamenta-se na reflexão e no questionamento da prática artística aplicada ao longo do processo metodológico do professor. Nesse contexto, o docente não apenas ensina, mas também avalia o ensino oferecido e o aprendizado alcançado durante o desenvolvimento do trabalho pedagógico na disciplina de arte/música, promovendo a conscientização do aluno sobre o que foi aprendido e do professor sobre o que foi efetivamente ensinado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
A avaliação é um instrumento essencial no processo educacional, pois verifica a aprendizagem do aluno e orienta o trabalho do professor. Ela está relacionada à gestão da aprendizagem, ajudando a organizar, regular e reestruturar o ensino. Na

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A avaliação é um instrumento essencial no processo educacional, pois verifica a aprendizagem do aluno e orienta o trabalho do professor. Ela está relacionada à gestão da aprendizagem, ajudando a organizar, regular e reestruturar o ensino. Na ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.