QUESTÃO 2
A avaliação escolar não é apenas uma prova ou um momento isolado, mas um instrumento que acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, a avaliação serve para observar como os alunos estão aprendendo ao longo do tempo. Esse acompanhamento contínuo permite identificar se os objetivos estão sendo alcançados ou se é necessário ajustar estratégias para melhorar a aprendizagem. Reconhecendo que a avaliação se dá de forma contínua, é importante compreender suas diferentes finalidades ao longo do percurso formativo.

​Fonte: GOMES, C. D. P. Planejamento e Avaliação Educacional. Florianópolis: Arqué, 2025, p. 113-115.

Com base nessa perspectiva, quanto à principal diferença entre a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – A avaliação diagnóstica é acumulativa e a somativa tem caráter formativo.
Alternativa 2 – A avaliação diagnóstica é exclusivamente qualitativa e a somativa é apenas quantitativa.
Alternativa 3 – Não há distinção entre avaliação diagnóstica e somativa, ambas têm os mesmos objetivos.
Alternativa 4 – A avaliação diagnóstica serve apenas para registrar notas, enquanto a somativa não tem valor documental.
Alternativa 5 – A avaliação diagnóstica é realizada no início do processo para identificar conhecimentos prévios, enquanto a somativa ocorre ao final, com foco na verificação dos resultados alcançados.

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