A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define a alfabetização como um processo que inclui tanto a decodificação de palavras quanto o desenvolvimento de competências leitoras, permitindo a interação com diversos gêneros textuais. Esse enfoque demonstra que a alfabetização deve ir além da simples aprendizagem mecânica da leitura. Ao considerar a diversidade textual como parte integrante do processo, a BNCC propõe que os alunos desenvolvam habilidades de leitura crítica e compreensiva, capacitando-os a interpretar e produzir diferentes tipos de texto. Essa abordagem formará leitores capazes de navegar por múltiplos contextos e ampliar seu repertório linguístico e cultural.
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 9 set 2024
Texto II
Soares (2003) complementa que a alfabetização deve sempre considerar a função social da leitura e da escrita, promovendo práticas significativas e contextualizadas para os alunos compreenderem e utilizarem a língua de forma crítica. Nesse sentido, Soares destaca a importância de relacionar o aprendizado à realidade social dos alunos, permitindo que eles utilizem a leitura e a escrita não apenas como ferramentas escolares, mas como meios de participação ativa na sociedade. Ao inserir os alunos em práticas de leitura e escrita contextualizadas, o processo de alfabetização se torna um espaço de reflexão crítica, onde a língua é vista como um instrumento para transformar e compreender o mundo.
Com base na BNCC e nos conceitos de alfabetização e letramento, analise as afirmações a seguir, considerando a função social da leitura e da escrita e seu papel no processo de alfabetização.
I. A BNCC enfatiza que a alfabetização deve priorizar exclusivamente a decodificação de palavras, sendo a compreensão textual delegada aos anos subsequentes.
II. A função social da leitura e da escrita é central na BNCC, assim como nas discussões sobre alfabetização, promovendo práticas que transcendem a simples decodificação de palavras.
III. A BNCC estabelece que o desenvolvimento de competências leitoras e de escrita deve ocorrer separadamente, com a decodificação precedendo a interação com gêneros textuais.
IV. As práticas de alfabetização, segundo a BNCC, devem promover o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, visando seu letramento crítico.
Está correto o que se afirma em:
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