Questão 5
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é um documento normativo para as redes públicas e privadas de ensino que elaborou propostas curriculares e pedagógicas para a educação de níveis: infantil, fundamental e médio. Em relação ao ensino de língua portuguesa, ele propõe utilizar fotos, vídeos, livros impressos e digitais, podcast, infográficos, memes etc. Sugestões que vão além de uma proposta pautada somente na gramática normativa tradicional que apresenta apenas uma versão de língua pautada em um modelo elitizado do mundo greco-romano para preparar os cidadãos da elite, na sustentação de argumentos para vencer as disputas políticas nos espaços públicos. Nas diversas situações linguísticas atuais, algumas das regras apresentadas por essa gramática são incabíveis no uso formal dos falantes do português do Brasil.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC, [2022]. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2022.


Pensando sobre a qualidade do ensino, temos o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) que é um sistema mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado a cada 3 anos. Observe os resultados do quesito “leitura” apresentados nas provas de 2015 e 2018.
 

Fonte: Moreno (2019, on-line).

MORENO, A. C. Pisa 2018: dois terços dos brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática. G1, 13 dez. 2019. ​Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/pisa-2018-dois-tercos-dos-brasileiros-de-15-anos-sabem-menos-que-o-basico-de-matematica.ghtml. Acesso em: 02 set. 2022.
Sobre o resultado do PISA e a gramática normativa tradicional, avalie as análises apresentadas para justificar o “fracasso escolar” dos estudantes brasileiros.

I) O nível de leitura entre os estudantes é preocupante, pois entre 2015 e 2018 mais da metade dos candidatos estão em nível abaixo do nível 2, considerado básico.
II) O fracasso dos estudantes atinge mais da metade dos candidatos, demonstrando a necessidade de uma prática de leitura em sintonia com a realidade linguística oferecida pelos compêndios gramaticais normativos tradicionais.
III) O nível 6, considerado de excelência, e recomendado para o desenvolvimento pessoal é uma realidade para apenas uma parcela, quase invisível, dos estudantes.
IV) Os alunos que atingiram os níveis 3 e 4 do PISA/2018 não chegam à metade do percentual daqueles que estão abaixo do nível 2, demonstrando a necessidade de inovação na prática de leitura.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.