A BNCC, portanto, definiu um conjunto de aprendizagens progressivas essenciais, que os estudantes devem desenvolver durante as etapas e modalidades em que estiver inserido na Educação Básica: As COMPETÊNCIAS. Segundo o trecho acima e seus conhecimentos desenvolvidos na disciplina, responda:

1. O que são competências, conforme o que nos apresenta a BNCC?

2. As competências gerais da BNCC são agrupadas em três conjuntos de habilidades: Cognitivas, Socioemocionais e Comunicativas. Quais são as competências que cada conjunto abriga?

3. Para o desenvolvimento das habilidades elencadas acima, a escola deverá incorporar em suas propostas curriculares, elementos de tendências e movimentos mundiais, onde o estudante é o protagonista de seu aprendizado, sendo capaz de realizar feitos para a transformação do local em que vive. Quais são essas duas tendências?

4. A Abordagem STEAM é um acrônimo, do inglês, para designar cada letra. Cite o que significa cada letra e explique, com suas palavras, como elas interagem com as áreas do conhecimento.

ETAPA 02
Desenvolver competências e habilidades é a grande oportunidade da inserção da abordagem STEAM nas propostas pedagógicas e nos currículos alinhados à BNCC. Desde as etapas iniciais da Educação Infantil ao Ensino Médio, os projetos STEAM geram propósito, ou seja, auxiliam a responder à pergunta “por que precisamos aprender isso?”. Nessa perspectiva, responda:

5. Considerando as competências da BNCC e a atuação STEAM, cite 02, das 10 competências da BNCC, aponte como a atuação STEAM pode entrar com o trabalho pedagógico para o desenvolvimento dessa competência, conforme apontado em seu livro didático:

6. Consoante às duas competências citadas acima, monte uma atividade para cada uma delas, considerando as informações a seguir:
– Competência.
– Faixa etária: Ensino Médio (15 a 17 anos) *A atividade deverá, obrigatoriamente, ser pensada para essa faixa etária.
– Nome da atividade.
– Objetivos.
– Desenvolvimento (como jogar/brincar).
– Resultados esperados.

Portanto, nessa questão (6), você deverá criar (ou utilizar uma atividade já existente, desde que utilize a fonte de onde retirou), DUAS atividades: uma para cada competência, respeitando os níveis de ensino.


ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE MAPA
– Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão (MODELO MAPA) que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
– Cópias parciais ou TOTAIS (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) serão zeradas. Observe as orientações sobre o plágio no projeto de ensino “Plágio Não Rola”, se necessário.
– Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “fale com o mediador”.

 

A BNCC, portanto, definiu um conjunto de aprendizagens progressivas essenciais, que os estudantes devem desenvolver durante

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A BNCC, portanto, definiu um conjunto de aprendizagens progressivas essenciais, que os estudantes devem desenvolver durante ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.