A brincadeira é uma das principais atividades para o desenvolvimento infantil, especialmente para a comunicação e a interação social das crianças, funções psicológicas afetadas pelo autismo. Por meio do brincar, as crianças, típicas ou atípicas, aprendem a expressar sentimentos, compreender regras e se relacionar com outras pessoas, contribuindo para seu desenvolvimento global.
Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Considerando o papel do brincar no desenvolvimento infantil, especialmente para a comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analise as afirmativas a seguintes.
I – Elogiar a criança com TEA diante de interações bem-sucedidas favorece a repetição de comportamentos positivos e fortalece sua motivação para se relacionar.
II – Encenar situações do cotidiano contribui para a criança autista trabalhar suas emoções e se prepare melhor para enfrentar experiências reais.
III – O uso de suportes visuais, como cartões e imagens, auxilia na compreensão de regras sociais, facilitando a distinção entre comportamentos adequados e inadequados.
IV – O desenvolvimento das habilidades sociais e comportamentais está interligado, de modo que o aprimoramento de uma favorece diretamente o fortalecimento da outra.
Está correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.