A cavitação, como também estudamos durante este módulo, é um fenômeno indesejado que pode ocorrer nas máquinas de fluxo. Para calcularmos esse fenômeno, devemos levar em conta alguns parâmetros, como altura de sucção, perda de carga na sucção, pressão atmosférica e pressão de vapor do fluido. Calculando o NPSH(d), é possível analisarmos se uma bomba está ou não operando em uma condição de cavitação.
Uma outra tarefa que você terá é selecionar uma bomba para suprir um sistema de bombeamento nesta propriedade:
No sistema a seguir, você será responsável por realizar a seleção de uma bomba para um sistema de bombeamento que deve elevar uma vazão de água de 12 m³/h a uma altura de 25 m. O diâmetro interno da tubulação é de 1+1/2” (38,1mm), e o comprimento total da tubulação é de 50 m, sendo o comprimento total da tubulação de sucção de 4 m, com uma altura de sucção de 2 m. Na sucção, temos uma válvula pé de crivo (k=7,3) e um cotovelo 90 ° com raio médio (k=0,7). No recalque, temos 2 cotovelos 90° com raio médio (k=0,7). Considere que a água está a 30 °C e possui viscosidade cinemática igual a 0,8.10-6m²/s.
Para encontrar a perda de carga distribuída, necessitamos encontrar o fator de atrito (f), para isso podemos utilizar o diagrama de Moody.
Para encontrar a rugosidade relativa (𝞮/d), considere a rugosidade absoluta da tubulação sendo 0,01905 mm.
Para encontrar a perda de carga localizada, utilize os valores para Válvula pé de crivo k=7,3 e para cada cotovelo (90°) um k=0,7.
a) Qual deve ser a altura manométrica da bomba a ser selecionada? Considere as perdas de carga do escoamento.
b) Se o NPSH requerido é de 4 m, essa bomba estará operando em uma condição de cavitação? Utilize um fator de segurança de 10% em relação ao NPSH requerido. Considere a pressão atmosférica do local = 101,3 kPa e a densidade da água=1000 kg/m³.
c) Pensando no aproveitamento energético do sistema, se um motor elétrico transmite 2,2 kW de potência a esse sistema, qual é eficiência do sistema para a condição de operação descrita?
3) O laboratório Virtual da Algetec nos permite vivenciar experimentos através da simulação. Nesta etapa, devemos realizar o experimento do laboratório virtual intitulado “Perda de carga distribuída”. Neste experimento, analisaremos a perda de carga distribuída em diferentes tubulações. Primeiramente, abra o laboratório virtual e leia todo o sumário teórico. Em seguida, leia o “roteiro” e realize o experimento direcionando toda a água para a tubulação de 32 mm, conforme indicado, anotando os valores de vazão (rotâmetro) e pressão (manômetro em U). Em seguida, reinicie o experimento, agora conectando o manômetro à tubulação de 25 mm de diâmetro, novamente registre os valores de pressão e vazão conforme se altera a vazão. Agora responda às seguintes perguntas:
- a) Considerando os dois experimentos realizados, quais são as maiores perdas de carga para cada uma das tubulações?
b) Com base nos seus conhecimentos adquiridos na disciplina, quais são os fatores que contribuíram para que houvesse diferença na perda de carga distribuída entre as tubulações?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.