Questão 3
A colaboração entre a família e a escola é um dos pilares mais importantes no acompanhamento de estudantes com transtornos de aprendizagem. Quando há um diálogo construtivo entre esses dois ambientes, o desenvolvimento escolar, emocional e social da criança tende a ser mais consistente. Segundo Possolli e Carvalho (2025), a atuação conjunta entre os profissionais da escola e os familiares é indispensável para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma eficaz, especialmente no contexto dos transtornos.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.

​Com base no contexto da colaboração família-escola, analise as afirmativas:

I. A participação da família é dispensável no acompanhamento de alunos com transtornos de aprendizagem, já que a escola possui os recursos pedagógicos necessários para lidar sozinha com a situação.
II. Reuniões frequentes entre a escola e a família ajudam a alinhar estratégias e identificar precocemente dificuldades no processo de aprendizagem.
III. A escola deve evitar compartilhar com os pais qualquer informação sobre as dificuldades do aluno, para não causar preocupação desnecessária.
IV. A responsabilidade pelo acompanhamento psicopedagógico dos estudantes com transtornos de aprendizagem deve ser exclusivamente da escola, sem envolvimento familiar.


É correto apenas o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas

Alternativa 2:

II, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

III e IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.