Nesse contexto, Schultz e Schultz (2019, p. 97) ao discorrerem sobre as divergências entre os postulados de Wundt e James, afirmaram o seguinte: “No livro Princípios de psicologia, James apresentou a visão que acabou se tornando a doutrina central do funcionalismo norte-americano – a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, como Wundt e Titchener argumentavam, mas o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao meio ambiente. A função da nossa consciência é guiar-nos aos fins necessários para a sobrevivência. A consciência é vital para as necessidades dos seres complexos em um ambiente complexo; de outra forma, a evolução humana não ocorreria”.
Fontes:
FELDMAN, R. S. Introdução à psicologia. Porto Alegre: AMGH, 2015.
SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage, 2019.
Considerando o exposto acerca dos postulados defendidos por Wundt e James, analise as duas asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Wilhelm Wundt dedicou-se a legitimar a psicologia como ciência independente estabelecendo os princípios do estruturalismo, no qual definiu os componentes fundamentais da consciência, como as emoções, as percepções, os pensamentos etc. No entanto, Willian James questiona essa compreensão acerca do desenvolvimento humano, considerando-a limitada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
