Questão 10
A composição química da massa seca do fio capilar é predominantemente proteica, representando cerca de 90% de sua estrutura total. As proteínas conferem resistência, elasticidade e forma ao cabelo. Os 10% restantes são constituídos por 4% de lipídeos, que auxiliam na lubrificação e proteção dos fios, 4% de melanina, que determina a cor capilar, 1% de açúcares com função energética e umidade, além de 0,5% de minerais (cinzas) e traços de zinco (aproximadamente 200 ppm). Essa composição pode sofrer variações conforme fatores individuais como idade, sexo, cor natural dos fios, estilo de vida e hábitos como o tabagismo, que influencia diretamente na saúde capilar.
Fonte: MORENO, F. N. Estética Capilar e Tricologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Nesse contexto, no que corresponda ao nome da proteína mais abundante no cabelo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Valina.

Alternativa 2:

Elastina.

Alternativa 3:

Colágeno.

Alternativa 4:

Queratina.

Alternativa 5:

Isoleucina.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.