A compreensão de educação deve transcender a visão limitada de que ela ocorre apenas de maneira formal, em instituições concebidas para este fim. Compreendemos a educação, assim como cultura em seu sentido mais amplo. Quando o lúdico entra nos debates, há uma riqueza enorme nas discussões, mas também o aumento do risco das más compreensões, principalmente no que diz respeito à instrumentalização do lúdico no campo educacional.

O lazer está intimamente ligado à educação, ora ele atua como veículo da educação, ora como objeto da educação. Isto é denominado na teoria do lazer de duplo processo educativo do lazer.

GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2016.

Assim, com base nestas informações analise as asserções abaixo:

I. O lazer como veículo de educação leva em conta sua potencialidade de desenvolvimento pessoal e social nos indivíduos. Neste sentido, Marcellino (2000, p. 50-51) considera que o lazer cumpre objetivos consumatórios e instrumentais.

Porque

II. Esse objetivo está ligado ao relaxamento, à contemplação e ao prazer que tais práticas propiciam. Pode parecer um “nada fazer”, mas, ao contrário, carrega um imenso potencial de descoberta, tanto pessoal, quanto do mundo à nossa volta. Já o outro objetivo está associado à realidade concreta e sua compreensão. Há um desenvolvimento pessoal e social envolvido nestas práticas. A sensibilidade, em vários aspectos, é estimulada pelas atividades recreativas, tanto no crescimento das questões mais intrínsecas de crescimento intelectual, físico, estético etc. quanto nas oportunidades para conhecer pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

A compreensão de educação deve transcender a visão limitada de que ela ocorre apenas de maneira formal, em instituições concebidas para este fim. Compreendemos a educação, assim como cultura em seu

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A compreensão de educação deve transcender a visão limitada de que ela ocorre apenas de maneira formal, em instituições concebidas para este fim. Compreendemos a educação, assim como cultura em seu ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.