A concentração de riqueza aumentou 16,8% no Brasil nos últimos 15 anos. O país é o segundo colocado no ranking de maior desigualdade feito com 56 países. A África do Sul lidera o levantamento. O Global Wealth Report 2024 foi elaborado pelo UBS e usa o índice Gini para medir a diferença entre ricos e pobres. No Brasil, esse coeficiente foi de 70 para 81. O relatório também mostrou que o Brasil teve um expressivo crescimento na riqueza média por adulto – mais de 375% – desde a crise mundial de 2008. Essa taxa é mais do que o dobro da registrada por México (150%) e mais do que a própria China (366%) e que o Brasil teve uma redução no ritmo de crescimento da riqueza entre 2010 e 2023. Inflação, crescimento menor e desvalorização do real foram os fatores mais importantes para isso.
Fonte: Disponível em: https://exame.com/economia/concentracao-de-renda-no-brasil-aumenta-17-em-15-anos-veja-ranking/. Acesso em: 30 out. 2024.
O texto acima trata do índice de Gini. Sobre este indicador, avalie as afirmativas a seguir.
I. Um índice de Gini de 1 ou 100 representa a desigualdade perfeita, quando uma só pessoa detém toda a renda.
II. Um índice de Gini de 0 indica igualdade perfeita, onde todos têm a mesma renda.
III. Se um país A em 2010 possuía um índice de Gini de 56 e em 2024 foi para 52, significa que a desigualdade de renda se tornou menor.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
