Questão 3
Texto 1

A configuração legal do direito à educação envolve elementos estruturantes que definem não somente sua natureza jurídica, mas também as responsabilidades do Estado e dos cidadãos. Para pedagogos que atuarão no sistema educacional, compreender essas dimensões é fundamental para a análise crítica das políticas educacionais e sua implementação.

Texto 2

O direito à educação consiste na obrigatoriedade e na gratuidade do ensino (Miranda, 1932). Isso significa que, para estarmos diante de uma previsão legal que reconheça a educação como direito, ela precisa ser gratuita, ou seja, provida pelo Estado sem custos financeiros ao indivíduo, e obrigatória. A obrigatoriedade contempla uma dupla dimensão: o reconhecimento do dever do Estado na oferta da educação e a compulsoriedade, que se trata do dever de matrícula e frequência por parte dos cidadãos.

​MIRANDA, N. A.; GARCIA, P. S.; VERASZTO, E. V. Avaliação em larga escala e seus efeitos na gestão escolar: a concepção dos diretores. Rev. FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 251-268, jan./mar. 2020.


Com base no conceito de direito à educação discutido no texto, analise as dimensões que compõem a obrigatoriedade educacional e assinale a alternativa que melhor interpreta sua dupla dimensão.
Alternativas
Alternativa 1:

 A obrigatoriedade refere-se exclusivamente ao dever dos cidadãos de matricular seus filhos e garantir frequência escolar, cabendo ao Estado apenas fiscalizar o cumprimento dessa determinação.

Alternativa 2:

 A dupla dimensão da obrigatoriedade estabelece responsabilidades recíprocas: o Estado tem o dever de ofertar educação gratuita, enquanto os cidadãos têm o dever de matrícula e frequência escolar.

Alternativa 3:

A obrigatoriedade educacional significa que tanto a gratuidade quanto a matrícula são opcionais, dependendo da capacidade financeira das famílias e da disponibilidade de vagas pelo Estado.

Alternativa 4:

 A compulsoriedade educacional limita-se ao ensino fundamental, sendo que os demais níveis de ensino dependem exclusivamente da iniciativa individual dos cidadãos.

Alternativa 5:

 A obrigatoriedade do ensino implica que o Estado pode cobrar taxas educacionais dos cidadãos, quando garantir a matrícula e frequência de todos os estudantes.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.