Questão 6
A cultura é a base que molda o comportamento do consumidor, influenciando suas escolhas e preferências. Ela abrange tanto aspectos abstratos, como valores e normas, quanto objetos materiais e serviços produzidos pela sociedade. Fatores culturais, como cultura, subcultura e classe social, são fundamentais para entender os hábitos de compra. A cultura é o principal determinante dos desejos e comportamentos de um indivíduo. O consumo está profundamente entrelaçado com o contexto cultural, pois a cultura atua como uma “lente” que define como os indivíduos enxergam os produtos. Subculturas, como grupos étnicos e religiosos, também oferecem oportunidades para a criação de ofertas específicas. Por exemplo, uma marca de cosméticos pode desenvolver uma linha de produtos veganos e cruelty-freepara atender consumidores que seguem um estilo de vida ético e ambientalmente consciente. Esse segmento de mercado valoriza produtos que não envolvem testes em animais e são livres de ingredientes de origem animal, refletindo seus valores e crenças em relação ao consumo responsável.

Fonte: adaptado de: SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11 ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A aceitação de um produto no mercado depende diretamente de sua capacidade de se alinhar aos valores e expectativas culturais prevalentes.

PORQUE


II. Os fatores culturais são influências mais próximas e diretas, relacionadas aos grupos com os quais um indivíduo interage no dia a dia, sendo que esses grupos incluem a família, amigos, grupos de referência, e o status social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.