A Declaração de Salamanca (1994), que trata dos princípios, política e prática em educação especial, salienta que: “As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.”. Nesse viés, a educação inclusiva, enquanto direito garantido pela legislação brasileira, visa proporcionar um ambiente de aprendizado equitativo e acessível para todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou deficiências.
Fonte: Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394 Acesso em: 07 de Ago de 2024.
Com base em seus estudos, e considerando que a inclusão escolar deve garantir o desenvolvimento pleno e equitativo dos alunos, avalie as afirmações a seguir:
I. A inclusão escolar visa apenas a integração física dos alunos com deficiência nas salas de aula regulares, sem a necessidade de adaptações curriculares ou metodológicas.
II. O psicopedagogo desempenha um papel crucial na orientação e formação continuada de professores, pais e alunos sobre práticas inclusivas.
III. A inclusão escolar beneficia não apenas os alunos com necessidades especiais, mas toda a comunidade escolar, promovendo um ambiente de diversidade e respeito.
IV. A inclusão escolar deve ser abordada de maneira isolada, sem envolver a comunidade ou os demais profissionais da escola.
É correto apenas o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.