Questão 4
A dicotomia diacronia e sincronia teoriza a língua a partir de duas concepções: a primeira estuda a evolução da língua através do tempo (Ex: estudar a forma de tratamento você, ao longo da história). A segunda estuda um estado de língua em um período temporal determinado (Ex: comer é um verbo da 2ª conjugação “er”). Com base nessas informações, leia a tabela a seguir:
1 O verbo comer vem do latim edere: ed- radical que, no latim vulgar recebeu o prefixo cum-, resultando em cumedere.
2 Os pronomes de tratamento “você” e sua variante “cê” convivem de maneira harmoniosa entre os falantes.
3 O verbo comer em “nós comemos” está na 1ª pessoa do plural, do presente do indicativo: com- (radical), e- (vogal temática da 2ª conjugação), mos- (morfema que indica a 1ª pessoa do plural).
Fonte: SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.

Em relação aos enunciados apresentados, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

 O enunciado 1 apresenta um exemplo de diacronia, e os 2 e 3 de sincronia.

Alternativa 2:

 Os enunciados 2 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 1 de sincronia.

Alternativa 3:

O enunciado 2 apresenta um exemplo de diacronia, e os 1 e 3 de sincronia.

Alternativa 4:

 Os enunciados 1 e 2 apresentam exemplos de diacronia, e 3 um exemplo de sincronia.

Alternativa 5:

Os enunciados 1 e 3 apresentam exemplos de diacronia, e o 2 o de sincronia.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.