“ A digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva onde o problema dominante é a disfunção sistólica. Neste caso, o benefício terapêutico é maior naqueles pacientes com dilatação ventricular. A digoxina também é indicada na taquicardia supraventricular, particularmente fibrilação e/ou flutter atrial. […] Enquanto estiver em tratamento com digoxina não tome nenhum outro medicamento sem o consentimento de seu médico, uma vez que vários medicamentos podem interferir na atividade farmacológica da digoxina.”
Teuto, Bula ao paciente, Disponível em https://200.199.142.163:8002/fotos_tratadas_site_14-03-2016/bulas/6114.pdf Visitado em 27 de junho de 2024.
Considerando os heterosídeos cardioativos, avalie as afirmações a seguir:
I. Os heterosídeos cardíacos são um grupo de metabólitos secundários do tipo esteroides,
ligados a moléculas de açúcar, com ação potente sobre o músculo cardíaco.
II. Os principais fármacos que abastecem o mercado farmacêutico (digitoxina, digoxina, lanatosídeo C) são extraídos das espécies vegetais chamadas dedaleira (Digitalis purpurea) e digital-de-flor-amarela (Digitalis lanata).
III. Os heterosídeos cardíacos apresentam baixo índice terapêutico, ou seja, a concentração plasmática tóxica é apenas duas vezes superior à concentração terapêutica.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.