“A Educação de Jovens e Adultos no Brasil convive com um paradoxo: é reconhecida legalmente como um direito, mas tratada na prática como uma política compensatória e marginal. Os altos índices de evasão estão diretamente ligados a fatores como a jornada exaustiva de trabalho, a dificuldade de conciliar estudos com a sobrevivência e a inadequação de um modelo de ensino que, muitas vezes, reproduz métodos que já falharam com esses alunos no passado.”
DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Brasil: direito, conquistas e desafios. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 42, jan./jun. 2017.
A respeito da EJA no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os altos índices de evasão escolar na EJA são um problema complexo e multifatorial.
PORQUE
II. A estrutura curricular e metodológica das escolas é sempre perfeitamente adaptada à realidade do aluno trabalhador, eliminando quaisquer obstáculos à sua permanência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
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