QUESTÃO 4
A educação física e a dança se encontram em um contexto onde a cultura corporal se inter-relaciona com a ciência e a arte. A biologia humana oferece a base para as sensações, mas é a cultura que molda a percepção e o significado dessas sensações. Nesse sentido, o profissional de educação física que trabalha com dança pode ir além do simples movimento. Ele se torna um educador que utiliza a dança como uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento. Contribui, dessa forma, para o aprendizado e para o desenvolvimento completo dos indivíduos, ajudando-os a dar forma, ordem e sentido à sua própria vida através da expressão corporal.

Fonte: adaptado de: GADELHA, J. G.; SANTOS, A. P. A dança no currículo do curso de bacharelado em educação física da Universidade Federal do Acre. IOSR Journal Of Humanities And Social Science, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 43-52, abr. 2024. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.29-Issue4/Ser-1/I2904014352.pdf. Acesso em: 30 set. 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A dança faz parte de uma das áreas de atuação cabíveis ao profissional de educação, formado tanto no bacharelado quanto na licenciatura, o qual, sobretudo, deve ter consciência e clareza de seus objetivos para saber anular o lado artístico da dança em suas aulas práticas.

PORQUE

II. Assim, a dança pode trabalhar o desenvolvimento integral do ser, estando em consonância com os documentos que regulamentam a profissão, garantindo uma atuação profissional que esteja diferente das diretrizes da Educação Física.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.