QUESTÃO 2
A Educação Física foi regulamentada como profissão pela Lei Nº 9.696/1998, que instituiu o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e os CREFs (Conselhos Regionais de Educação Física). O objetivo dessa regulamentação é organizar a profissão e monitorar a prestação de serviços na área. Semelhante a outras profissões regulamentadas, como medicina, direito e engenharia, a Educação Física enfrenta desafios relacionados à qualidade do serviço oferecido à sociedade. Entre esses desafios, destacam-se dois aspectos importantes: o primeiro é a presença de indivíduos sem a qualificação adequada oferecendo serviços em academias e centros de treinamento esportivo; o segundo diz respeito à prática de graduandos estagiários de Educação Física orientando exercícios físicos sem supervisão adequada (Teixeira; Belem, 2019).

 

 

Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.

 

 

Considere os desafios mencionados sobre a regulamentação da profissão de Educação Física.

Sobre o que descreve uma implicação dos problemas identificados, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Alternativa 1 – A presença de indivíduos não qualificados em academias e centros de treinamento esportivo pode comprometer a qualidade dos serviços oferecidos, pois esses profissionais podem não seguir as práticas corretas de segurança e eficácia nos exercícios, o que pode afetar a saúde dos clientes.
Alternativa 2 – A atuação de pessoas não qualificadas em academias e centros de treinamento esportivo e a orientação de exercícios físicos por estagiários sem supervisão adequada não afetam a qualidade dos serviços prestados, pois a lei de regulamentação garante a competência mínima de todos os profissionais envolvidos.
Alternativa 3 – A orientação de exercícios físicos por estagiários sem supervisão adequada não é um problema relevante, uma vez que os estagiários são considerados profissionais em formação e, portanto, não têm responsabilidades semelhantes aos profissionais formados.
Alternativa 4 – A regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei Nº 9.696/1998 assegura que a qualidade do serviço seja uniforme em todas as áreas de atuação, independentemente da qualificação dos profissionais envolvidos.
Alternativa 5 – A existência de estagiários orientando práticas físicas sem supervisão e a atuação de pessoas não qualificadas são problemas que são resolvidos automaticamente pela aplicação das diretrizes da Lei Nº 9.696/1998, sem necessidade de outras medidas corretivas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.