Questão 1
A educação humana fundamenta-se na instituição denominada Escola. Ali, os sujeitos se apropriam, desenvolvem e recriam conhecimentos fundamentais para a formação humana. A Escola organiza esses conhecimentos através do Projeto Político Pedagógico. Esse projeto possui intencionalidades e concepções que buscam tratar dos processos educativos essenciais para a sociedade como um todo. De acordo com Gadotti (1996), o projeto político-pedagógico da escola apoia-se: no desenvolvimento de uma consciência crítica; no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola; na participação e na cooperação das várias esferas de governo; na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e como produto do projeto. Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico apresenta, em suas ordens, os eventos escolares. Esses aparecem como festas e cerimônias do calendário civil, e também aqueles eventos que acontecem fora da escola ou fora do horário da aula, denominados eventos extraescolares.
NICACIO, F. V. EDUCAÇÃO FÍSICA E EVENTOS ESCOLARES: dando voz aos alunos do Colégio Santa Maria Pampulha. 2009. 66 f. Trabalho de  conclusão de curso  (Graduação). Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte – MG, 2009.
É importante ressaltar que o evento escolar é um meio para promover a relação família, comunidade e escola e isto deve ser fomentado pelo professor, pois essa relação pode desempenhar um papel fundamental na formação das crianças e dos adolescentes. A participação é um princípio ímpar nessa relação e, muitas vezes, difícil de ser conquistado, pois há muita resistência de todos os lados para que essa participação se dê de forma legítima e em um nível alto.
SOUZA, C. R. T. de. Organização de eventos escolares. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados na disciplina a respeito da participação em eventos, analise as afirmativas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

​I. É considerada uma participação de nível baixo quando é apenas representativa ou de apreciação de opinião, ou seja, a pessoa apenas expressa o que pensa a respeito de um assunto, por exemplo, um pai que vota em um determinado tema para a realização de um evento, porém, não contribui em mais nada para realizá-lo.

II. O nível médio de participação acontece quando os interessados participam de uma ação buscando informações e acompanhando algumas decisões que são tomadas a respeito do que foi acordado.

​III. O nível alto refere-se a ir além de só decidir; implica definir as regras, pronunciar-se e agir coletiva e permanentemente, isto significa ser parte, construir junto.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

F, F, F.

Alternativa 4:

F, V, F,

Alternativa 5:

V, V, V.

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