Questão 6
A educação inclusiva representa um avanço significativo na busca pela equidade no ambiente escolar, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas condições individuais. No entanto, a inclusão vai além do simples acesso à escola, demandando mudanças estruturais e atitudinais na sociedade. De acordo com Sassaki (1997, p. 42), a inclusão é um “processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos, espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos, utensílios, mobiliário e meios de transporte, e na mentalidade de todas as pessoas”. Já Mantoan (2010) destaca que a inclusão educacional não deve ser vista como uma simples inserção de estudantes com deficiência no ensino regular, mas sim como uma transformação profunda na escola, envolvendo currículo, práticas pedagógicas e formação de professores para atender à diversidade de maneira efetiva.
Fonte: SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Fonte: MANTOAN. M. T. E. Construir a escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Escola de atenção às diferenças. Brasília: MEC, 2010.
Fonte: MANTOAN. M. T. E. Construir a escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Escola de atenção às diferenças. Brasília: MEC, 2010.
Considerando os excertos expostos sobre inclusão e a sua relação com o contexto social e educacional, analise as afirmativas a seguir.
I. A inclusão escolar consiste apenas em garantir o acesso de estudantes com deficiência às escolas regulares, sem a necessidade de adaptações curriculares ou estruturais.
II. O modelo de inclusão escolar prevê a adaptação da escola ao estudante, garantindo que ele tenha condições adequadas para aprender e participar ativamente do ambiente escolar.
III. No modelo integracionista, o estudante com deficiência precisa se adequar à escola, sem que esta faça mudanças significativas em sua estrutura ou metodologia.
IV. A inclusão educacional envolve não apenas mudanças no ambiente escolar, mas também transformações na sociedade como um todo para garantir acessibilidade e respeito à diversidade.
V. A formação docente para a educação inclusiva não é essencial, pois o ensino inclusivo deve ocorrer de forma espontânea, sem necessidade de metodologias ou estratégias específicas.
II. O modelo de inclusão escolar prevê a adaptação da escola ao estudante, garantindo que ele tenha condições adequadas para aprender e participar ativamente do ambiente escolar.
III. No modelo integracionista, o estudante com deficiência precisa se adequar à escola, sem que esta faça mudanças significativas em sua estrutura ou metodologia.
IV. A inclusão educacional envolve não apenas mudanças no ambiente escolar, mas também transformações na sociedade como um todo para garantir acessibilidade e respeito à diversidade.
V. A formação docente para a educação inclusiva não é essencial, pois o ensino inclusivo deve ocorrer de forma espontânea, sem necessidade de metodologias ou estratégias específicas.
É correto o que se afirma em:

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