A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2010.

Quanto ao histórico da etapa da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 – No Brasil, a primeira ideia de mudança para promover a Educação Infantil só aconteceu em 2001, na organização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

 Alternativa 2 – As primeiras Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil ocorreram no ano de 2009, e tinha como objetivo a formação de professores para este nível de ensino.

 Alternativa 3 – Durante um grande período, as pré-escolas eram compreendidas como instituições responsáveis por prestar assistência a crianças de classes inferiores.

 Alternativa 4 – O termo “educação infantil” só começou a ser utilizado a partir de Base Nacional Comum Curricular, em 2017.

 Alternativa 5 – É a partir do ensino fundamental que se compreende a emancipação humana de forma legítima.

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