A Escola Criar & Incluir está se preparando para receber Lucas, um aluno de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2, acompanhado de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Antes de seu primeiro dia, a equipe pedagógica realizou uma reunião com os pais, a professora regente e o profissional acompanhante para entender melhor suas necessidades, especificações e desafios. Durante a conversa, seus responsáveis ​​compartilharam informações sobre sua comunicação – Lucas é verbal. Também mencionaram sua sensibilidade aos sons altos e suas dificuldades com mudanças inesperadas, fatores que podem desencadear crises. Além disso, destacaram seus principais interesses: caminhão, planetas e blocos de montagem, elementos que poderiam ser utilizados como facilitadores no processo de adaptação.

Agora é com você:

Você, profissional responsável por acompanhar alunos com TEA na escola, deve propor aos pais e a equipe pedagógica um plano de ações para tornar a chegada de Lucas a escola, um momento seguro, acolhedor e inclusivo.

Orientações:

Para responder às questões do seu Plano de ações, considere:

O formulário preenchido pelos pais durante a reunião pedagógica disponível no Material da Disciplina.

Considere que escola em que Lucas foi matriculado possui os mesmos ambientes e informações do laboratório virtual, portanto, explore-o ao máximo: https://sites.google.com/view/apv-colegioobjetivo/espacializa%C3%A7%C3%A3o

Os materiais extras e aulas disponíveis no ambiente da disciplina.

 

Questões do Plano de ações:

Formulário: Qual a importância do Registro de Acompanhamento e das estratégias para alunos com TEA no momento da matrícula e reunião com os pais e/ ou responsáveis?

Ambiente Escolar: Como utilizar os recursos da sala de aula, brinquedoteca e parquinho para favorecer a socialização e inclusão de Lucas? Descreva porque escolheu os recursos mencionados em sua resposta. (Apresente ao menos um recurso para cada ambiente)

Comunicação e Rotina: Que estratégias podem ser adotadas para facilitar a comunicação e manter uma rotina estruturada na escola? (apresente ao menos duas estratégias) Descreva porque escolheu as estratégias mencionadas.

Socialização: Como interagir com os colegas respeitando as necessidades e interesses do aluno? (apresente ao menos 1 estratégia) Descreva porque escolheu a estratégia mencionada.

Regulação Emocional: Que medidas podem ser tomadas para evitar sobrecargas sensoriais e medidas que ajudem Lucas a lidar com suas emoções em sua adaptação e rotina escolar? (apresente ao menos duas estratégias) Descreva porque escolheu as estratégias mencionadas.

Suas respostas devem estar bem estruturadas, com ideias claras e justificativas embasadas na inclusão e na inclusão e no desenvolvimento do aluno. Utilize e cite fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT. Seu texto completo deve ter entre 30 e 40 linhas.

 

 Boa atividade!

 

A Escola Criar & Incluir está se preparando para receber Lucas, um aluno de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A Escola Criar & Incluir está se preparando para receber Lucas, um aluno de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.