QUESTÃO 5
A Escola Nova representou uma verdadeira revolução no cenário educacional, buscando uma profunda reformulação na maneira de conceber e praticar a educação. Emergindo como uma resposta às limitações do modelo educacional tradicional, caracterizado por seu enfoque na memorização e na figura autoritária do professor, essa abordagem pedagógica colocou o aluno no centro do processo educativo, valorizando suas experiências, interesses e necessidades individuais. Originária do movimento internacional de renovação educativa e ganhando força no Brasil em 1932 com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a Escola Nova almejava formar cidadãos críticos, autônomos e participativos, capazes de contribuir ativamente para a sociedade. Dentro desta visão renovada, o aprendizado deixou de ser visto como um processo passivo de absorção de conteúdos, transformando-se em uma jornada ativa de descoberta e construção do conhecimento. A pedagogia escolanovista enfatizava a aprendizagem por meio da experiência direta e da interação com o meio, argumentando que o conhecimento mais significativo é aquele adquirido através da exploração, da experimentação e da reflexão sobre as atividades vivenciadas pelo aluno. Assim, a sala de aula tornou-se um ambiente dinâmico, onde o educando tinha a liberdade de expressar suas ideias, explorar suas curiosidades e desenvolver suas capacidades em um ritmo próprio.

 

​Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A Escola Nova colocou o aluno como o centro do processo educativo, valorizando suas experiências, interesses e necessidades individuais, em contraposição ao modelo tradicional que se centrava na autoridade do professor e na memorização.

PORQUE

II. Dentro da concepção pedagógica escolanovista, o aprendizado é visto como um processo ativo, onde o conhecimento significativo é adquirido por meio da exploração, da experimentação e da reflexão sobre as atividades vivenciadas pelo aluno.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.