QUESTÃO 6

Leia o excerto:

 

“A escrita não é simplesmente a representação da fala, mas uma forma de ação sobre o mundo, carregada de intenções e significados sociais. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamental reconhecer os saberes linguísticos que o aluno adulto já traz consigo, provenientes de suas experiências de vida e de suas práticas sociais de letramento, para então construir pontes que levem à ampliação de seu repertório e à conquista de novas variedades da língua.”

 

SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.

Conforme a perspectiva de Magda Soares apresentada no texto, a abordagem mais adequada para o ensino de Língua Portuguesa na EJA é:

Alternativas
Alternativa 1 – Utilizar apenas métodos de decodificação de sílabas e palavras, sem a contextualização em textos.
Alternativa 2 – Ensinar a norma padrão desde a primeira aula, corrigindo rigorosamente os desvios da fala do aluno.
Alternativa 3 – Ignorar as variedades linguísticas dos alunos para evitar confusão e focar somente na gramática formal.
Alternativa 4 – Priorizar apenas a leitura de textos clássicos da literatura brasileira para garantir uma base cultural sólida.
Alternativa 5 – Partir dos saberes linguísticos que o aluno já possui, valorizando suas experiências, para depois ampliar seu repertório.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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