Questão 6
A etnomatemática busca compreender os saberes matemáticos produzidos por diferentes culturas, valorizando o conhecimento prático presente nas vivências dos alunos. Essa abordagem rompe com a ideia da matemática como um saber neutro e universal, defendendo a construção do conhecimento com base na realidade social e cultural dos estudantes.

Fonte: BURGO, O. G.; CAMPOS, S. M. de. Metodologia da Matemática. Maringá: UniCesumar, 2023.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A etnomatemática contribui para o reconhecimento da pluralidade de saberes e valoriza os contextos culturais diversos no processo de ensino.

PORQUE

II. O ensino tradicional da matemática considera apenas os conteúdos acadêmicos universais, desconsiderando saberes locais como válidos para a aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.