QUESTÃO 7

A expansão da tecnologia nos oferece um leque cada vez maior de ferramentas e recursos para auxiliar no processo de aprendizagem e promover a participação social efetiva. Novas propostas surgem constantemente, buscando suprir as demandas dos usuários e aproximá-los de suas necessidades mais básicas.

 

No entanto, comunicar-se nesse novo contexto vai além de simplesmente dizer algo. É preciso, antes de tudo, garantir que a mensagem seja compreendida. No campo educacional, esse desafio se torna ainda mais complexo, devido à diversidade de necessidades individuais dos alunos.

 

As salas lotadas são um dos principais obstáculos à comunicação eficaz na escola. No entanto, as salas de recursos também apresentam desafios, pois nem sempre conseguem atender às necessidades específicas de cada aluno.

 

A comunicação nesse contexto não se resume a um processo simples de falar e ouvir, mostrar e compreender. É um processo multidimensional que exige compreensão profunda das diferentes realidades dos alunos, criatividade na utilização das ferramentas tecnológicas e flexibilidade para adaptar as metodologias de ensino às necessidades individuais.

 

Para superar esses desafios, é fundamental promover o diálogo e a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional: professores, alunos, pais, gestores e especialistas. Através do trabalho em conjunto, podemos construir uma educação mais inclusiva e acessível, onde a tecnologia seja utilizada como ferramenta poderosa para o desenvolvimento de todos os alunos.

Fonte: ANGIONO, V. et al. Comunicación aumentativa: trastornos de la comunicación y el lenguaje. Espanha: Brujas, 2017.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. No processo neurobiológico, os significados dos símbolos ficam gravados na memória de cada indivíduo.

PORQUE

​II. O sistema nervoso desempenha um papel decisivo no armazenamento e recuperação dos significados.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.