A família relata que Pedro é um menino atento, gosta de contar histórias e é muito imaginativo. Em casa, mostra boa memória para acontecimentos, gosta de jogos de tabuleiro e consegue resolver problemas matemáticos simples com facilidade. No entanto, demonstra cansaço e frustração quando precisa ler livros ou fazer cópias, o que tem afetado sua autoestima.
Após encaminhamento feito pela escola, Pedro passou por uma avaliação com equipe multidisciplinar (fonoaudióloga, psicopedagoga e neuropsicóloga), que indicou que ele possui inteligência dentro da média, sem comprometimentos neurológicos ou sensoriais, mas apresenta um padrão claro de dificuldade persistente na leitura e na escrita, não explicada por fatores emocionais ou socioeducacionais.

Situação atual e encaminhamentos:
Com base na avaliação, a equipe pedagógica começou a realizar adaptações curriculares leves, como o uso de textos com letras ampliadas, leitura mediada de atividades, maior tempo para produção escrita e ênfase na expressão oral. A escola também iniciou parceria com a família e o serviço de saúde do município para acompanhamento fonoaudiológico e psicopedagógico. Os professores receberam orientação sobre práticas de ensino multissensoriais e apoio do professor de apoio pedagógico para intervenções específicas.

Pedro tem mostrado evolução, especialmente em sua motivação e participação. Ele ainda apresenta dificuldades em leitura fluente e ortografia, mas sente-se mais acolhido e confiante em aprender.

Com base nas informações apresentadas, você deverá redigir um texto de no mínimo uma página (word) e no máximo 2 contemplando os seguintes pontos:

a) Elenque de forma sucinta as dificuldades apresentadas no relato do caso, sinalizando quais pré-requisitos de aquisição da linguagem escrita indicam comprometimento.
b) Identifique qual a hipótese de diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem pode ser levantada com base nas informações fornecidas.
c) Descreva de forma argumentativa os aspectos do transtorno sugerido, fornecendo quais as possíveis causas e outros sintomas que a criança pode vir apresentar.


​OBSERVAÇÃO:

– Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.
– Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.
– Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
– Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
*Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, somente pelo campo específico de envio.
– Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

​Bons Estudos!

 

A família relata que Pedro é um menino atento, gosta de contar histórias e é muito imaginativo.

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A família relata que Pedro é um menino atento, gosta de contar histórias e é muito imaginativo. ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.