A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus Flavivírus, família Flaviridade. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana e silvestre, diferenciando- se uma da outra apenas pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro. A doença mantem- se endêmica e enzoótica em diversas regiões tropicais das Américas e da África, e de modo esporádico, são registrados surtos e epidemias de magnitude variável. O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.
Fonte: Febre Amarela. Governo do Estado do Paraná, 2019. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Febre-amarela. Acesso em: 16 out. 2021.
Considerando o texto apresentado e seus conhecimentos sobre os conceitos básicos da parasitologia, examine as afirmativas a seguir.
I. Os mosquitos são os vetores da febre amarela e sua reprodução favorece a circulação do vírus.
II. Os humanos são os vetores da doença por transmitirem os agentes infecciosos e disseminarem a doença.
III. O mosquito é o principal hospedeiro da doença e o humano é o vetor com grande capacidade de disseminação.
IV. Os hospedeiros são os humanos e os mosquitos são os responsáveis pela disseminação de doenças, considerados os grandes vetores.
É correto o que se afirma em:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
