A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no fornecimento de energia para a rede elétrica comum e para abastecer células a combustível.

Questão 105 -ENEM 2017 -

Mesmo com ausência de ventos por curtos períodos, essa estação continua abastecendo a cidade onde está instalada, pois o(a)

A) planta mista de geração de energia realiza eletrólise para enviar energia à rede de distribuição elétrica.

B) hidrogênio produzido e armazenado é utilizado na combustão com o biogás para gerar calor e eletricidade.

C) conjunto de turbinas continua girando com a mesma velocidade, por inércia, mantendo a eficiência anterior.

D) combustão da mistura biogás-hidrogênio gera diretamente energia elétrica adicional para a manutenção da estação.

E) planta mista de geração de energia é capaz de utilizar todo o calor fornecido na combustão para a geração de eletricidade.

Solução

Como é possível interpretar na imagem, se por um lado a eletricidade produzida pelas turbinas eólicas vai para a rede elétrica, por outro ela é utilizada na produção do hidrogênio que é armazenado. Na ausência de vento, esse hidrogênio pode ser misturado com biogás para gerar calor e eletricidade na planta mista.

Alternativa B

A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás.

Por Colaborar Educacional

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.