A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.

DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).

Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

A) sustentar a unidade essencial do conhecimento.

B) refutar o elemento fundamental das crenças.

C) impulsionar o pensamento especulativo.

D) recepcionar o método experimental.

E) incentivar a suspensão dos juízos.

Solução

A epistemologia cartesiana, influenciada pela tradição clássica, particularmente a aristotélica, sustenta que a filosofia é essencialmente uma e coesa. Para Descartes, o conhecimento não é fragmentado, mas uma manifestação única que se integra em diferentes áreas da filosofia. Assim, tanto o conhecimento natural quanto o moral fazem parte de um sistema filosófico unificado.

Alternativa A

A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.