​”A gestão organizacional no agronegócio possibilita a utilização de ferramentas para se conduzir uma administração profissional em todos os âmbitos do negócio, aplicando corretamente metodologias para a eficiência do planejamento, gestão de custos e financeira, gestão de processos e comercialização. Um profissional do Agronegócio trabalha com elementos administrativos, financeiros, econômicos e sociais que englobam essa atividade do negócio, estando apto a gerenciar empresas (agropecuárias ou afins), definindo as estratégias de ação e os sistemas de produção, dimensionando a mão de obra e os recursos necessários para aumentar a produtividade e a lucratividade”.

Disponível: https://rehagro.com.br/blog/gestao-organizacional/. Acesso em: 05 jun. 2025 (adaptado).

 

Para realizar esta atividade, imagine-se em um cenário fictício, atuando como um futuro consultor e Tecnólogo em Agronegócio, profissional capacitado para assessorar órgãos públicos e privados na gestão do setor, definir estratégias de produção e desenvolver estudos sobre o uso do solo e o aproveitamento dos alimentos. Sobre este tema já pensou em como o monitoramento de mercado pode ajudar você a conhecer melhor seus clientes?

 

 

Isso pode ser uma solução para as micro, pequenas e médias empresas que querem monitorar o mercado (clientes, concorrentes, marca, oportunidades, tendências, etc.) e contar com a ajuda de um consultor empresarial para tomar decisões mais acertadas.

 

Então, aluno, você está sendo desafiado a assessorar uma empresa, a buscar a viabilidade no empreendimento e expandir o negócio, ou seja, fazer ela “dar certo, assim que abrir as portas ao mercado consumidor”. Quando uma empresa conhece os seus clientes, as suas chances em atraí-los e gerar bons negócios, aumentam.

 

Diante do que foi exposto, a sua atividade de consultoria (para a tomada de decisão mais acertada) é:

 

a) Escolher uma empresa a ser assessorada (por exemplo, uma empresa ligada ao ramo de alimentos).

 

 

 

Oriente a gerência sobre:

 

b) Quais seriam as “estratégias” para aumentar o conhecimento sobre os futuros clientes?

 

c) O que é, realmente importante conhecer sobre eles, para atraí-los ao empreendimento?

 

d) Faça a sua pesquisa de mercado, relacionando e desenvolvendo os pontos a serem avaliados para o sucesso do empreendimento.

 

Seguem critérios do MAPA: 

 

Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentam-se mais detalhes sobre a realização dela:

 

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.

 

– Anexe o arquivo na atividade clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”.

 

– Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar Questionário” (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

– Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

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