A ginástica localizada é reconhecida como uma das modalidades mais tradicionais no ambiente das academias, caracterizando-se por integrar exercícios resistidos ao formato de aulas coletivas e coreografadas. Essa prática tem como principal objetivo o fortalecimento muscular localizado, utilizando o peso do próprio corpo ou alguns acessórios/equipamentos. Os movimentos propostos guardam semelhanças com os exercícios realizados na musculação, porém são adaptados para a dinâmica de grupo e com maior ênfase na repetição e na coordenação motora.

Nesse contexto, considerando as discussões e o material da disciplina, você deve responder as duas questões que se seguem.

 

1.Os exercícios que compõem uma aula de Ginástica localizada podem fazer ou não o uso de materiais (equipamentos) para a sua execução. Sendo assim, cite quais são os principais materiais que podem ser utilizados nesse tipo de aula.

 

2.Independente do exercício físico, alguns cuidados devem ser tomados para que ele tenha qualidade e ofereça riscos mínimos aos praticantes. Desta forma, quais são as recomendações de segurança para a prática da Ginástica localizada?

 

ATIVIDADE 3

Nesse momento você irá planejar e organizar, de modo geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso preencha o quadro abaixo com as informações necessárias, de acordo com as seguintes orientações:

– Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo;

– Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos musculares que serão estimulados (trabalhados) ao longo de toda a aula;

– No campo “Nome da música, insira o nome da música e do artista. Por exemplo, Jovem Dionisio – Acorda Pedrinho (Lamic Remix). Você deve inserir 6 músicas diferentes.

– No campo “Duração” deverá ser informada a duração de cada música. Exemplo, suponha que a duração seja de três minutos e onze segundos, então deverá ser preenchido como 3:11.

– Cada música deverá ter um objetivo específico e este deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo: “Estimular os músculos abdominais, em específico os oblíquos”.

– Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Abdominal reto, abdominal infra, Abdominal Twist, prancha. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.

 

Etapa Música Duração Objetivo da música Exercícios programados
n. Nome da música
Aquecimento 1        
Parte principal 2        
3        
4        
5        
Volta à calma 6        

 

ATIVIDADE 4

No contexto da ginástica de academia, a coreografia se refere ao planejamento estruturado da movimentação em sincronia com a música, sendo essencial para organizar as aulas coletivas de forma dinâmica e funcional. Ela é a combinação harmônica entre ritmo, tempo musical e movimentos específicos de cada modalidade. Uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada nesse processo é a nota de coreografia, que permite registrar, esquematizar e visualizar a sequência de movimentos, facilitando tanto a elaboração quanto a reprodução das aulas por parte do profissional de Educação Física.

Um exemplo de coreografia pode ser observado acessando o Link: https://youtu.be/TlC2yrtD0eU

A quadro abaixo representa a nota da coreografia apresentada. Observe que estão faltando informações nas colunas “Movimento” e “Repetição” em exercício físico. Desta forma, assista novamente o vídeo da coreografia e complete as informações pendentes. Importante! No final do vídeo da coreografia são apresentados os nomes dos movimentos realizados, utilize a nomenclatura apresentada para preencher o quadro corretamente.

 

Música Exercício Físico
Mapeamento Instrumento/efeito/letra Contagem Movimento Tempo Repetição
Introdução Bumbo, prato e palma 2×8 Preparação 16t
Letra: “Longa …” 2×8 Agachamento 8t 2x
Letra: “Don, don, dig …” 4×8 Agachamento 4t 8x
Refrão 1 Acapela

Letra: “Não sei mais …”

2×8 Transição 16t
Verso 1 Guitarra e palma

Letra: “A-corda Pedrinho …”

4×8   8t  
Verso 2 Guitarra e palma

Letra: “Sexta-feir-a-dianta treinar …”

2×8   4t  
Refrão 2 Acapela

Letra: “Não sei mais …”

2×8 Transição 16t
Guitarra e palma

Letra: “Não sei mais …”

4×8   8t  
Bumbo, prato, baixo

Letra: “A noite foi longa …”

2×8   4t  
Efeito musical

Letra: “A noite foi longa …”

4×8   4t  
Refrão 3 Acapela

Letra: “Não sei mais …”

4×8 Transição 32t
Verso 3 Bumbo e palma

Letra: “Don, don, dig …”

4×8   32t  

*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.

Quadro – Nota de coreografia.

 

#unicesumar #faculdadeunicesumar #ensinoadistancia #faculdade #projetodeextensao #mapa

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.