A história da igreja católica nos séculos XIX e XX se caracteriza por uma luta constante no relacionamento entre o mundo moderno e a conservação da tradição. A chamada “controvérsia do modernismo” marcou os pontificados de Leão XIII (1878-1903) e de Pio X (1903-1914), com a retomada da tradição escolástica de Tomás de Aquino, a chamada neoescolástica. É uma época de isolamento, cheia de tensões e de atitudes negativas frente a tudo o que é moderno. Para muitos teólogos e para a igreja católica, “a fidelidade ao pensamento tradicional é o critério seguro da verdade” (Gini, 2017, p.).
Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:
I. Em 1910, Pio X escreveu o Sacrorum Antistitum em que repetia as medidas já ordenadas e apresentava um juramento antimodernista que deveria ser assinado por todos os professores, cônegos, párocos, padres e também funcionários da cúria episcopal.
PORQUE
II. Para a Igreja Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Logo, um dogma é imutável e definitivo; não pode ser mudado nem revogado.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.