A identificação de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem como base principal o Modelo dos Três Anéis, proposto por Renzulli (1998, 2011).
O reconhecimento de alunos com AH/SD é fundamental para garantir que eles tenham acesso aos serviços especializados previstos na Lei nº 9.394/1996 (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial) e no Decreto nº 7.611/2011, que regulamentam a Educação Especial no Brasil.
A escola, portanto, tem um papel crucial no atendimento às necessidades e particularidades dos alunos com AH/SD. Para isso, é necessário que os profissionais da educação estejam preparados para identificar esses alunos, desenvolver currículos diferenciados e oferecer oportunidades de aprendizagem desafiadoras e enriquecedoras.
Oliveira, Cappelini e Rodrigues (2020, p. 126), em seu livro Altas Habilidades/Superdotação: um guia para educadores, destacam que “a escola precisa se preparar para atender às necessidades dos alunos com AH/SD”. Isso significa que a escola precisa estar aberta a novas metodologias de ensino, à utilização de recursos diversificados e à promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Ao investir na identificação e no atendimento de alunos com AH/SD, a escola contribui para o desenvolvimento do pleno potencial deles, preparando-os para serem cidadãos críticos, participativos e transformadores da sociedade.
Fonte: OLIVEIRA, A. P. de; CAPELLINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. Altas habilidades/superdotação: intervenção em habilidades sociais com estudantes, pais/responsáveis e professoras. Rev. Bras. Educ. Espec., [s. l.], v. 26, n. 1, p. 125-142. jan./mar. 2020.
RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness. In: BAUM, S. M.; REIS, S. M.; MAXFIELD, L. R. (eds.). Nurturing the gifts and talents of primary grade students. Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1998. p. 50-72.
Com base no Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1998, 2011), analise as afirmativas a seguir:
I. Sensório-motor, pré-operatório e operacional concreto.
II. Equilibração majorante, assimilação e acomodação.
III. Habilidade intelectual acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.
É correto o que se afirma em:

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.