Questão 10
A imagem a seguir mostra uma sala de aula inclusiva e diversificada, em que alunos de diferentes etnias e com necessidades específicas aprendem juntos. No centro, um professor interage com os alunos, demonstrando atenção e envolvimento. Um estudante cadeirante escreve no quadro com a ajuda do professor, enquanto um aluno com deficiência visual lê um livro em braile. Uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA) observa uma atividade sensorial. Outras crianças, com e sem deficiência, interagem e trabalham em grupo. O ambiente é acolhedor e acessível, com carteiras adaptadas, rampas e materiais didáticos diversificados.

Fonte: gerado por DALL-E em 26 mar. 2025.
O processo de institucionalização dos movimentos de integração e inclusão no Brasil ocorreu ao longo das últimas décadas, impulsionado por legislações nacionais e acordos internacionais. A Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (1975) foi um marco inicial ao estabelecer diretrizes para garantir direitos básicos às pessoas com deficiência. No Brasil, durante os anos 1990 e 2000, a transição da integração para a inclusão foi consolidada por meio de políticas como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que estabeleceu o direito à educação em escolas regulares para todos os estudantes. Dessa maneira, as iniciativas legislativas e a adaptação das escolas para atendimento do público-alvo da educação especial podem gerar imagens como a apresentada.


Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

A Declaração de Salamanca (1994) não teve influência significativa na educação brasileira, pois o país já possuía uma legislação consolidada sobre a educação inclusiva.

Alternativa 2:

O conceito de inclusão surgiu na política educacional brasileira durante os anos 1990, substituindo o modelo de integração, que focava na adaptação do estudante à escola, e não o contrário.

Alternativa 3:

A Política Nacional de Educação Especial de 1994 foi responsável por consolidar a inclusão no Brasil, garantindo o direito de todas as crianças à educação nas escolas regulares, sem distinções.

Alternativa 4:

O modelo de integração, representado na imagem, defendia a adaptação da escola ao estudante, promovendo ambientes acessíveis e metodologias inclusivas para garantir a participação plena de todos os alunos.

Alternativa 5:

A legislação não possui medidas voltadas para a inclusão e adaptação dos espaços sociais e educacionais para as crianças, adolescentes e adultos que sejam representantes do público-alvo da educação especial.

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