A imagem apresenta uma comparação entre o Arianismo e a definição cristológica do Concílio de Niceia
(325 d.C.). Segundo o Arianismo, Cristo era um ser criado, não eterno, e não igual ao Pai — sendo apenas
semelhante a Ele em natureza. Em contraposição, a definição ortodoxa do Concílio de Niceia afirmou que
Cristo não foi criado, mas é eternamente gerado, igual ao Pai e da mesma natureza divina. Essa formulação
se tornou essencial para a doutrina cristã da divindade do Filho, reforçando que Jesus é plenamente Deus,
conforme revelado nas Escrituras e confessado historicamente pela Igreja.
A partir da imagem e do contexto histórico-teológico apresentado, analise as afirmações a seguir:
I. O Arianismo foi aceito como doutrina oficial da Igreja no Concílio de Niceia por refletir fielmente o ensino
bíblico.
II. O Concílio de Niceia afirmou que Cristo é da mesma natureza do Pai, sendo eternamente gerado e não
criado.
III. O ensino de que Cristo foi criado e não era eterno tem origem nas formulações do Concílio de
Calcedônia.
IV. A Igreja reafirmou a plena divindade de Cristo ao rejeitar a ideia de que Ele era inferior ao Pai.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
A imagem apresenta uma comparação entre o Arianismo e a definição cristológica do Concílio de Niceia (325 d.C.).

Por Colaborar Educacional

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