A inclusão de pessoas com deficiência na escola não apenas beneficia os alunos com deficiência, mastambém contribui para um ambiente de aprendizado
ATIVIDADE 2 – TOC – TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL E EDUCACIONAL – 52_2025
Questão 8
A inclusão de pessoas com deficiência na escola não apenas beneficia os alunos com deficiência, mas também contribui para um ambiente de aprendizado mais rico e diversificado para todos, promovendo uma cultura de respeito e aceitação. A educação inclusiva, desde o ensino básico ao superior, visa adaptar espaços e práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos, removendo barreiras e garantindo a igualdade de oportunidades e a participação social de todos os alunos. A educação inclusiva é um direito adquirido por todas as crianças, inclusive daquelas com deficiência. A educação inclusiva desses alunos possibilita diversos benefícios não só para o próprio indivíduo em questão, mas também para todos os agentes envolvidos nesse processo.
Fonte: BATISTA, L. A.; CARDOSO, M. D. de O. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, [s. l.], v. 20, 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/hPRH4. Acesso em: 30 abr. 2025.
Considerando o texto apresentado, sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As mudanças são fundamentais para a inclusão e não exigem esforço de todos do contexto escolar.
Alternativa 2:
Nem todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais; sempre haverá aquele que prefere ficar em casa.
Alternativa 3:
Para que a inclusão ocorra e favoreça todos os envolvidos nesse processo, não se faz necessário que o professor repense e reestruture estratégias de ensino.
Alternativa 4:
O atendimento de superdotados deve recorrer às estratégias de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotado, fora do contexto escolar, já que estes não são o público-alvo da educação especial.
Alternativa 5:
Para que a inclusão seja uma realidade, é necessário rever uma série de barreiras, além da política, das práticas pedagógicas e dos processos de avaliação, garantindo que todos os integrantes do contexto escolar tenham um olhar de acolhimento, independentemente de suas diferenças.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.