A inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo complexo que vai muito além da existência de legislações que garantam o acesso aos diversos espaços sociais. É necessário assegurar também a permanência, a participação ativa nas atividades propostas e a qualidade dessas experiências. Quando surge um comportamento-problema, especialmente de natureza heterolesiva, alguns profissionais podem optar por retirar o aluno do ambiente como forma de prevenção. No entanto, essa conduta, quando não acompanhada de estratégias educativas e mediação adequada, pode comprometer o processo de inclusão, ao privar o aluno da oportunidade de aprender a lidar com diferentes demandas sociais.
Fonte: adaptado de: BLOISE, D. M. Acompanhamento e suporte social e comportamental no ambiente escolar. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – É fundamental que o aluno com autismo seja colocado em contato com demandas sociais que ainda não sabe manejar, para poder aprender a lidar com elas com o apoio e a mediação de um profissional.
PORQUE
II – Impedir que um aluno participe de determinada atividade ou acesse um espaço exclusivamente pelo receio de que apresente um comportamento-problema configura uma forma de exclusão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

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