QUESTÃO 1
A integração da dança no ambiente escolar negligenciou inicialmente a inclusão de pessoas com deficiência, que eram frequentemente excluídas ou marginalizadas. Contudo, a partir da década de 1980, pesquisas começaram a explorar a interface “dança e deficiência” no Brasil, impulsionadas por políticas públicas e leis, como a Lei n.º 13.146/2015. Esta legislação assegura a educação inclusiva e de qualidade, promovendo o desenvolvimento máximo das habilidades dos alunos com deficiência e combatendo a discriminação e a negligência.

Fonte: adaptado de: SEIDLER, E.; OLIVEIRA, L. P.; COSENZA, P. S. S. Técnica e estética da dança. Organizador: Ingrid Labeta. Florianópolis–SC: Arqué, 2024.

 

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A inclusão de pessoas com deficiência na dança escolar começou a ser considerada após a década de 1980.

II. A Lei n.º 13.146/2015 estabelece direitos para a educação inclusiva de pessoas com deficiência.

III. A marginalização de alunos com deficiência na dança escolar não ocorre mais após a implementação da Lei n.º 13.146/2015.

IV. Políticas públicas e leis impulsionaram a pesquisa sobre dança e deficiência no Brasil.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.

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